sexta-feira, 25 de abril de 2014

Você tem experiência? – Paródia


Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar, já me machuquei andando de bicicleta. Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto, já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo. Já quis ser astronauta, baterista, mágico, caçador e trapezista. Já me escondi em baixo do edredon e esqueci os pés para fora. Já passei trote por telefone. Já tomei banho de chuva e acabei me viciando. Já levei choque e já tomei água da chuva. Já chorei ouvindo música. Já tomei esquecer algumas pessoas, descobri que essas são as mais difíceis de se esquecerem. Já fiz brigadeiro para meus amigos. Já deixei de fazer a lição de escola, já cai d a escada de bunda. Já fiz juras eternas, já escrevi na parede da escola, já chorei sentada no chão do banheiro, já senti saudade de pessoas que não estão mais aqui. Já chorei de saudade, já magoei alguém sem querer. Já vi pôr-do-sol cor de rosa e alaranjado, já me joguei na piscina, sem vontade de voltar, já fiz escolhas erradas, já bebi uísque sem querer. Já senti medo de escuro, já tremi de nervoso, já quase morri de amor, mas renasci novamente para ver o sorriso de alguém especial. Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar, já brinquei de guerra de bexiga, já gritei de felicidade, já gostei de coisas que hoje odeio. Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção. Guardados num baú chamado de coração. E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita “Qual sua experiência?”. Essa pergunta ecoa  no meu cérebro: experiência... experiência...Será que ser “plantador de sorrisos” é uma boa experiência? Não! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!
Agora, gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta: “experiência?”. Quem a tem, se a todo momento tudo se renova?

Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, na Escola Celestin Freinet sob orientação do Prof. Esp. Flávio dos Santos.

Segundo o dicionário Saraiva Jovem (2010; p.:841) Paródia é uma obra que imita outra, em geral de uma maneira engraçada ou crítica (Os programas de humor que apresentam paródias das músicas de sucessos do momento, de cenas de novelas, e de políticos em evidência no país).

Paródia é um gênero textual com características predominantemente narrativas.

Fonte

Saraiva Jovem: dicionário da língua portuguesa ilustrado / organização da Editora. – São Paulo: Saraiva, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário